terça-feira, 22 de junho de 2010

Níveis de Blindagem x Falsa sensação de segurança

Apesar de o assunto ser antigo, muita gente ainda tem dúvidas sobre os níveis de blindagem.

Basicamente, o nível de blindagem que você adquire determina contra quais munições você estará protegido no caso de um ataque. No nosso site tem a tabela completa, o propósito aqui é mais uma análise crítica do que vem sendo vendido/comprado e um ALERTA aos consumidores.

Para ver a tabela completa com velocidades e dados técnicos clique: http://www.trascobremen.com/index.php?option=com_content&view=article&id=10&Itemid=10

Temos basicamente duas categorias de proteção: proteção contra armas curtas (níveis NIJ I a IIIA) e proteções contra armas longas (NIJ III em diante). Nota: NIJ é a sigla de National Institute of Justice, órgão norteamericano que determinou os critérios para acreditação de materiais de blindagem (a princípio coletes e mais adiante materiais para aplicação em veículos. A norma do Exército Brasileiro foi baseada na Norma NIJ).

O nível mais comumente vendido no mercado brasileiro é o NIJ IIIA. Ele protege contra disparos de todas as armas de mão, incluindo a Magnum 44 e a submetralhadora UZI 9mm.

Por que este é o nível mais vendido? Resposta simples: você não precisa conhecer de armas para saber se está ou não protegido na hora de uma ataque. Veja bem: o risco de você dar de cara com uma Magnum 44 no meio da rua é perto de nulo. Esta arma é um revolver de cano longo, bem com cara de faoreste - mas a idéia é que ela tem o maior poder de impacto de todas as armas curtas.

Isto tem duas ramificações:
1. você tem margem adicional de segurança contra disparos de quaisquer outras armas de mão
2. você não precisa titubear: é uma arma curta, de mão? Então relaxe, você está protegido. Só não vale enfrentar se for um fuzil.

Em termos realistas, o nivel NIJ II e até mesmo o IIA podem oferecer proteção para as ameaças que estão por aí. Eles não "fizeram sucesso" porque a diferença de custo destes níveis para o nível IIIA é muito pequeno. A economia não vale a pena.

Aí ano passado, BOTARAM O OVO DE COLOMBO EM PÉ!!!!

"Blindagem para a Classe Média a partir de R$ 16.000,00" "Blinde seu carro pela metade do preço" "Blindagem Armura (R)"

Qual a grande novidade? NENHUMA.

O que este povo está vendendo, nada mais é do que uma blindagem nível NIJ I. Que é testada contra DOIS TIPOS DE MUNIÇÃO:

- calibre 22, munição com ponta de chumbo (soft point), disparada por revolver
- calibre 38, munição com ponta de chumbo (soft point), disparada por revolver

E se for uma munição de calibre diferente? Não resiste.
E se a munição for disparada por uma pistola 380? Não resiste.
E se a munição tiver uma ponta diferente, mais dura? Não resiste.
E a munição das armas da Polícia? Não resiste.

Aí a pessoa pensa: mas quem em sã consciência compra um trem destes???

E a resposta é triste. Essa informação É CAMUFLADA POR QUEM TENTA VENDER!!! A pessoa não fica sabendo que ela vai ter que perguntar para o raio do bandido que arma e que munição ele está usando pra saber se a blindagem dela resiste. Tem até um comunicado da ABRABLIN sobre este tipo de blindagem, está aqui, pra quem quiser ver: http://www.trascobremen.com/index.php?option=com_content&view=article&id=23:comunicadoabrablin&catid=4:noticias&Itemid=5

Uma vez numa comunidade sobre blindagem no Orkut, uma pessoa falou: "Mas se eu só posso pagar R$ 16.000,00 é melhor esta blindagem do que nada!"

DISCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU.

É melhor não ter nada.

O raciocínio é simples: a blindagem serve para proteger a sua vida. O bandido do crime comum quer um bem material. Se você sabe que sua vida está vulnerável ao bandido, ou seja, você não tem proteção, você entrega seu bem material ao bandido e segue com sua vida. Agora, se você ACHA QUE ESTÁ PROTEGIDO, sua reação deve ser diferente. E aí, para proteger um bem material, você acaba perdendo sua vida. Faz sentido?

Uma arma na sua janela, carro não blindado:
você coopera e entrega o que o cara quer.

Uma arma na sua janela, carro blindado de verdade:
você fica tranquilo, sabendo que está protegido, e procura sair do local de risco. Se o cara atirar, a bala não vai passar.

Uma arma na sua janela, carro blindado de mentira:
você resolve fugir, o cara atira, a bala passa.

Simples assim.

Então, cuidado com a falsa sensação de segurança que uma blindagem insuficiente pode gerar!

7 comentários:

  1. Olá amigo, muito obrigado por este artigo. Sou policial federal e venho falando isso a algum tempo e poucos me escutam. Você me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  2. Caro "Bode Velho",
    Eu que agradeço, por favor vamos continuar divulgando estas informações importantes. Qualquer coisa, estou à disposição. Adriana

    ResponderExcluir
  3. Muitíssimo útil...
    Leitura imprescindível~~~~
    A Trasco Bremen está de parabéns pelo serviço primordial e de excelente qualidade!
    Testado e aprovado!!!!!
    Sucesso a todos vocês.
    Forte abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Alberto! Aguardamos sua visita aqui na fábrica para tomar um café conosco.

    ResponderExcluir
  5. Olá, concordo 100% com o artigo. Porém...

    Recentemente fui em uma demonstração da Armura e atestei com meus próprios olhos (tirei até foto), vidros da Armura, fabricados pela AGP (Nível-I), segurando balas de pistola calibre .380, .40, 9mm e até .45 (5 tiros por vidro, um em cada canto e um no centro).

    As únicas duas armas que não estavam no teste, eram .357 e .44, mas como você mesmo cita, é quase nula a possibilidade de ser abordado nas ruas por algum destes dois calibres.

    Enfim, fui ao evento completamente cético e com a mesma opinião que você tem (Nível-I não serve pra nada), porém, após ver com meus próprios olhos os vidros parando com folga (5 disparos ao todo em cada vidro), calibres de .380 até .45, fiquei realmente balançado...

    Minha primeira pergunta ao especialista da DuPont foi, mas então porque a Armura não é certificada no Nível-IIA? Ele respondeu que o vidro Armura tem uma margem de segurança de até 20% a mais na proteção, em relação ao que é certificada (Nível-I), e que o produto é certificado Nível-I, justamente para ter esta folga de segurança e não ficar no limite (caso fosse certificado IIA).

    Tudo isso pra mim pareceu blá blá blá, mas como vi com meus próprios olhos os vidros segurando projeteis de calibres bem superiores as .38, acabei acreditando nesta margem de segurança de 20% a mais.

    Enfim, levando em consideração o que vi na prática, sai do evento com a certeza de que estaria protegido com uma blindagem Armura, afinal, se segura de .22 a .45, estou protegido, certo? E o pior, eu vi de fato os vidros Armura segurando estes calibres!

    Queria muito saber sua opinião sobre isto...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. A coisa mais absurda que vejo no Brasil é restrição de níveis de blindagem, autorização especial para nível IV e blá-blá-blá... Gente, a blindagem é uma defesa passiva. É como a carapaça de uma tartaruga, não pode ser usada para ferir ninguém. Essa restrição (i)legal impede que pessoas de bem tenham blindagem de fato seguras, mas não impede que bandidos façam blindagens artesanais se um dia acharem que isso é necessário para cometer crimes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bandido não faz blindagem artesanal nem pede autorização pro exercito pra blindar o carro, ele simplesmente rouba um carro em um estacionamento por exemplo. É a mesma coisa com armas de fogo, tantas restrições e o que mais se vê é bandido com 9mm e .40. O problema é que o Brasil é um lugar de gente corrupta que cria dificuldades pra vender a solução.

      Excluir